Na trilha do Noel

Sempre realizada nos diass próximos ao Natal, consiste numa “carreata” que percorre os bairros de maior vulnerabilidade e carência da cidade de Santos e região, levando o sonho e magia do Natal à milhares de crianças. Dique da Vila Gilda, Caminho da Capela, Mercado, Morro do Tetéu, Caminho São Sebastião, Caneleira, Centro, Morro do Jabaquara, São Bento, entre outros locais, são visitados anualmente, já há onze anos.

A ação é uma ruptura de comportamentos institucionais, indo além do simples “dar brinquedo”. É a (re)construção do pensamento mágico através da presença do ato lúdico / cênico, perpassa o sonho, a convivência, a cultura da paz, a potencialização da vida. Todos os brinquedos são embrulhados para presente!

A Trilha de Noel não é esmola. É como presentear um filho. Os carros que saem ás ruas são enfeitados com bolas de gás e laços, e, nas paradas: muita música, dança, abraços, cenas interativas e oração, e depois, pacotes lindos de presentes para a criançada.

A ação também visa estimular outras crianças a doar seus brinquedos, desenvolvendo a sensibilidade e solidariedade. “Pedimos às pessoas que estimulem seus filhos, sobrinhos, qualquer criança, a abrir o armário e escolher brinquedos que não usem mais! Não o brinquedo quebrado (o quebrado vai para o lixo), mas brinquedos que já não brincam mais, porque ganharão outros. A criança, quando faz isso, também se percebe como parte dessa história”.

Os locais de distribuição são mapeados pela Tam Tam e não são divulgados. A ação está inserida nos objetivos da ONG, no sentido da prática inclusiva por meio das artes, respeitando a diversidade e potencializando as diferenças, em busca de maior qualidade de vida e da saúde mental coletiva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: